A ARTE DE OUVIR
A arte de ouvir
Carlos Verissimo
Administrador de Empresas, Consultor em
Gestão Empresarial e Facilitador do SEBRAE
Uma
boa conversa pode garantir bons frutos, uma colocação melhor e, o que é mais
importante, a simpatia dos colegas, dos vizinhos e até da família. Mas
"conversar" é uma via de mão dupla. Nós conversamos "com
alguém", o que significa que também "ouvimos", "prestamos
atenção" ao que o interlocutor tem a dizer. Só assim a comunicação
funciona.
Epíteto um filósofo grego que viveu entre 55
e 135 d.C, costumava dizer:
"Temos duas orelhas e uma boca; assim,
devemos ouvir duas vezes mais do que falar". Assim, mais do que ouvir o
interlocutor, precisamos "senti-lo", entender a linguagem não-verbal
de cada frase. Quanto mais perceptivos nos tornarmos, melhor o resultado da
nossa comunicação.
Passos
para um boa comunicação
O primeiro passo para a boa comunicação é - controle
sua ansiedade. Numa conversa, seja entrevista de emprego ou bate-papo com
amigos, não se comporte como aquele aluno sabe-tudo, que está sempre pronto
para levantar a mão, nem bem a professora faz uma pergunta.
"Sintonize-se" para que
haja troca. Sorria. Reclame, quando
necessário. Reaja. Mas sempre com bom-senso.
O segundo passo: pense no que vai falar.
Alguns poucos segundos gastos para colocar suas idéias em ordem produzem um
efeito maravilhoso nas palavras que você pronuncia e nas pessoas que as ouvem.
O terceiro passo: preocupe-se também com a
sua linguagem não-verbal. Para evitar interpretações equivocadas a respeito
do que você está dizendo, olhe de frente para as pessoas com quem conversar.
Fale alto o suficiente para que todos o ouçam, mas só grite se for necessário
(e quase nunca é necessário).
Em certa altura da conversa, mais importante
do que responder é saber perguntar. Uma pergunta bem formulada ajuda você a não
falar demais e o interlocutor a expressar melhor suas opiniões. A pergunta bem
feita também permite manter o interesse e a continuidade da conversa.
As pessoas mandam muitos sinais não-verbais quando
falam de assuntos que consideram importantes. Aprenda a reconhecê-los para
poder entender as prioridades de cada interlocutor e ir direto ao ponto, quando
responder.
Pratique com afinco a "compreensão dinâmica": ouvir
com a mente e a imaginação. Só assim você consegue ter a "empatia" necessária para continuar
conversando. Para quem não sabe, "empatia" é a capacidade que nós
podemos desenvolver para nos colocar no lugar do outro e sentir como ele,
entendendo melhor o problema dele.
Por fim, lembre-se: mais do que uma arte,
ouvir é uma bênção que você precisa dividir com seus semelhantes. Pratique,
VALE A PENA!
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